A Equipe da Alimentação Escolar agradece a participação e o empenho de todos os Manipuladores e envolvidos nesta atividade.
Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo a todos!!!!!!!
Divulgação da operacionalização do Programa de Alimentação Escolar em Cachoeira do Sul - RS.
Criado em 2002, o Prêmio é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS(Afisvec), em parceria com o Parlamento. Os objetivos são incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia nas prefeituras, estimular iniciativas inovadoras e destacar programas municipais que apresentam resultados positivos para as comunidades.
Um grupo de 8 pessoas entre eles a Secretária Municipal de Educação, Ana Margarete Vivian Machado e o de Meio Ambiente, Henrique Witeck, esteve em Porto Alegre na noite desta terça-feira (13) para receber o reconhecimento que será concedido a Prefeitura de Cachoeira do Sul no 11º Prêmio Gestor Público.
Com o Projeto Saberes e Sabores o Município conquistou o Certificado de Reconhecimento. Cachoeira do Sul é um dos 35 municípios que foram reconhecidos na solenidade.
A coordenação do Projeto é exercida pelas Nutricionistas Ines Longhi e Gabriela Barchet, com o apoio da Coordenadora da Alimentação Escolar, Mara Torres.
INGREDIENTES:
- 2 maçãs picadas com casca
- 2 xíc. de açúcar mascavo
- 3 xíc. de farinha de trigo
- 3 ovos inteiros
- 2 col. (chá) de bicarbonato
- 2 col. (chá) de canela em pó
- 1/4 de xíc. de óleo de soja
- 1 xíc. de água morna
- nozes e passas picadas
- 1 col. (sopa) de fermento em pó
MODO DE PREPARO:
- Em um refratário misturar a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o fermento, a canela, o bicarbonato. Mexer bem.
- Acrescentar o óleo, os ovos batidos e a água. Misturar até obter uma massa homogênea.
- Acrescentar as maçãs picadas as nozes e as passas. Misturar bem.
- Untar uma forma com óleo e farinha e colocar a massa.
- Assar em fogo médio á 180 graus por 50 minutos.
- Esperar esfriar e está pronto para ser degustado.
DICA SAUDÁVEL:
- Uma parte da farinha de trigo pode ser substituida por um mix de farinha interal, flocos de aveia, linhaça..., ao seu gosto!
O QUE É?
É a incapacidade de aproveitarmos a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, na maioria das vezes, diarréia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo.
COMO SE DESENVOLVE?
Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva (fermento) chamada lactase, responsável pela digestão da lactose. Quando esta é mal absorvida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na diarréia, com grande perda intestinal de líquidos.
Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois surge implacável diarréia. Por outro lado, em qualquer época da vida pode-se desencadear a incapacidade de produção ou uma inibição temporária, por exemplo, na seqüência de uma toxinfecção alimentar que trouxe dano à mucosa intestinal. Igualmente, a dificuldade pode advir de lesões intestinais crônicas como nas doenças de Crohn, doença celíaca, giardíase, AIDS, desnutrição e também pelas retiradas cirúrgicas de longos trechos do intestino (síndrome do intestino curto).
O QUE SE SENTE?
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade e tipo de alimento ingerido.
Entre os sinais e sintomas pode-se incluir o aumento de ruídos abdominais, abdobem inchado e maior formação de gases intestinais. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarréia líquida, acompanhada de cólicas.
Curiosamente, para algumas pessoas, os iogurtes, mesmo quando ingeridos em grande quantidade, não causam sintomas, já que as bactérias presentes nas suas fórmulas (lactobacilos) produzem lactase suficiente para a digestão da lactose.
As pessoas com intolerância à lactose não necessitam de uma dieta extremamente rigorosa, basta que se tenha alguns cuidados básicos sobre o que se deve comer. Se os sintomas forem devidos só à não digestão da lactose: substituição do leite por iogurtes e queijo e/ou a ingestão de cápsulas de lactase podem resolver o problema.
Alimentos Proibidos: Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados de leite; Preparações à base de leite (bolo, pudins, cremes, entre outros...); Bolachas, biscoitos que possuem leite em sua composição.
Alimentos Permitidos: Carnes em geral;Margarina, geléias; Todas as leguminosas (feijão, vagem, lentilha...); Arroz e cereais em geral; Todas as verduras e legumes; Leite de soja e de arroz, queijo tipo tofu; Pães e bolachas que não contenham leite em sua composição.
Nutricionista Gabriela Barchet
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br
INGREDIENTES:
- 4 sobrecoxas e 4 coxas de frango
- 1 pacote de sopa de cebola
- 1 garrafa de cerveja preta de 750ml
MODO DE PREPARO:
- Em um refratário distribua os pedaços de frango (sem pele), a sopa de cebola (pó) e a cerveja preta.
- Misture bem todos os ingredientes e leve para assar em forno médio/alto até o frango estar cozido e o molho consistente.
DICAS:
- Para o prato ficar mais delicado utilize frango desossado.
- Como acompanhamento sirva arroz branco e saladas variadas.
Aconteceu, neste dia 24 de setembro, mais uma atividade do Projeto Saberes e Sabores na Alimentação Escolar.
Ocorreu este dia, mais uma capacitação para as manipuladoras das Escolas Municipais e Entidades Filantrópicas atendidas pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE.
A palestrante foi a Nutricionista Gabriela Barchet, que abordou os temas Higiene do Ambiente e Higiene Pessoal. Ao final da atividade, a Nutricionista Ines Longhi, repassou algumas informações sobre as entregas dos gêneros alimentícios até o final do ano letivo, o lançamento do Livro de Receitas e a confraternização final.
As Nutricionista da SMEd agradecem a presença e participação de todas.
A Doença Celíaca é a intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína que está contida no trigo, aveia, cevada e centeio e todos os alimentos fabricados com esses cereais. A sua fração mais tóxica para o celíaco é a gliadina.
O único tratamento é a dieta, pelo resto da vida. O glúten não pode ser mais consumido pelo paciente, criança ou adulto. Qualquer quantidade é prejudicial, mesmo que seja "um pedacinho" de pão.
Quando se inicia a dieta isenta de glúten a melhora é rapidamente notada. Em poucas semanas ou dias ocorre o aumento do apetite, cessa a diarréia, reestabelecimento do peso e melhora do humor. O intestino se recupera completamente.
No início do tratamento, pode ser necessário o uso de ferro para corrigir a anemia e em as crianças menores, que fazem uso do leite, podem temporariamente utilizar fórmulas isentas de lactose.
DICAS ÚTEIS:
-Desconfie de tudo que for industrializado, na dúvida ligue para a empresa e solicite para conversar com o químico responsável a respeito da utilização do glúten, existem empresas que pode-se confiar, se nas embalagens não tiver a inscrição "Contém Glúten", o alimento pode ser consumido sem receio, infelizmente são raras as empresas que fazem isso.
-Cuidado com as farinhas de milho! A maioria dos moinhos de milho também trabalham com trigo!! Se for possível, procure por moinhos artesanais e certifiquem-se que não moem trigo junto com o milho.
-Se outros membros da família consomem alimentos com trigo, por exemplo o pão, tem que tomar cuidado com a margarina, ou melhor, com os talheres, pois sem querer podem, ao se passar a margarina no pão, utilizando a faca, que novamente volta à margarina, ela ficou contaminada, portanto essa margarina não pode ser consumida pelo celíaco... a margarina é apenas um exemplo, doces, geléias, queijo, etc, também que ter o mesmo cuidado.
-Não engrossar o caldo do feijãocom farinha de trigo.
-Nunca compre bolacha de araruta, polvilho, maizena, pães de milho, etc...em padarias que também façam pães com trigo, é impossível evitar a contaminação, pois o trigo é um pó muito fino, fica em suspensão no ar, em quantidades mínimas é claro, mas para o celíaco já basta.
A anemia surge quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais (ferro, zinco, ácido fólico, vitamina B12 e proteínas). No entanto, na maioria dos casos é ocasionada pela deficiência de ferro na alimentação, provoca cansaço, palidez, falta de apetite e difilcudade de aprendizagem, além de provocar outras doenças.
* Amamente seu filho. Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.
* Prefira alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro).
* Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
* Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitamina C (caju, goiabada, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.
* Como sobremesa dê preferência para as frutas.
* Procure beber água nos intervalos das refeição e não junto.
Fonte: Conselho Regional de Nutricionistas - 2ª região
Nutr. Gabriela Barchet
Informamos que foi públicado o edital da Chamada Pública nº 003/2012.
A Chamana Pública é referente a aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas OrganizaÇões, para a Alimentação Escolar, com dispença de licitação.
O Edital na íntegra encontra-se a disposição dos interessados no site da Prefeitura Municipal em 'Licitações'
Entre as atividades do Projeto Saberes e Sabores na Alimentação Escolar, está a Avaliação Nutricional dos estudantes de 6 a 14 ano, das escolas do meio urbano.
A coleta dos dados foi realizada nos meses de Março a Maio de 2012, com auxílio dos estagiários da SMEd (acadêmicos de Educação Física), acompanhados pelas Nutricionistas da Secretaria, Gabriela Barchet e Ines Longhi.
No dia 23 de agosto a Nutricionista Ines Longhi apresentou aos Gestores das Escolas os dados parciais da avaliação, bem como, algumas conclusões e metas.
Segue abaixo uma cópia da apresentação dos dados.
Ocorreu no dia 15/08/2012, às 13horas e 30 minutos, na Associação dos Aposentados e Pensionistas, a degustação de 11 receitas que farão parte do "nosso" Livro.
Participaram da atividade as manipuladoras das escolas que ainda não haviam apresentado suas receitas.
Nós, da Alimentação Escolar, agradecemos a presença de todas.
No dia 15/08/2012, às 13horas e 30 minutos, na Associação dos Aposentados e Pensionistas, será realizada a degustação de receitas para o Livro.
Estão convidadas a participar da atividade as Escolas e Manipuladoras que ainda não participaram da confecção das receitas nas próprias escolas, especialmente às escolas no meio rural.
Contamos com a presença de todas para o sucesso da atividade.
Att,
Nutricionistas Ines Longhi e Gabriela Barchet
As Nutricionistas da SMEd, Gabriela Barchet e Ines Longhi, estão desenvolvendo inúmeras atividades com a Comunidade Escolar, relativas ao Projeto Saberes e Sabores na Alimentação Escolar.
No dia 07/08/2012 a Nutricionista Ines Longhi palestrou para os pais dos alunos da EMEI Cristo Rei. A palestra teve como tema as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, contando com a presença de 25 pais.
No dia 14/08/2012 a palestra foi realizada para os alunos pela Nutricionista Gabriela Barchet sobre os temas Alimentação Saudável, Práticas de Vida Saudáveis e Transtornos Alimentares. Na ocasião estavão presentes 27 alunos do ensino médio, do 6º ano. Ao final da atividade os alunos responderam a ficha de avaliação da atividade.
INGREDIENTES:
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- ¾ xícara de óleo de soja
- 1 xícara de água morna
- 2 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de milho média
- 2 colheres( de sopa) de fermento em pó
MODO DE PREPARO:
- Bater na batedeira os ovos, o óleo e o açúcar.
- Acrescentar as farinhas, a água morna e bater novamente. Por último misturar o fermento sem bater.
- Assar em forno médio por 40 minutos.
RENDIMENTO:
- 30 pedaços
INGREDIENTES:
- 4 cenouras médias
- 1/4 de xícara de leite de vaca
- Suco de um limão
- Sal a gosto
- Óleo até dar o ponto
MODO DE PREPARO:
- Cozinhe as cenouras, descasque e pique em rodelas.
- Coloque as cenouras, o leite, o suco do limão no liquidificador e vá batendo e adicionando o óleo até dar ponto de maionese.
- Acrescente o sal e está pronto.
DICAS:
Utilize este molho para fazer salada de batata, massa ou mandioca.
Também é ótima para servir com petiscos.
Para dar um toque especial acrescente salsicha ou orégano.
INGREDIENTES:
-2 litros de leite
-6 gemas
-3 colheres (grande) de açúcar
-cravo e canela a gosto
MODO DE PREPARO:
-Na panela de pressão, ferva o leite.
-Em recipiente separado, faça uma gemada com o açúcar e as gemas.
-Adicione a gemada ao leite e tampe a panela. Deixar por 20 minutos na pressão.
-Após, acrescente a canela e o cravo. Ferver por mais 20 minutos.
INGREDIENTES MASSA:
-2 xíc. de farinha de trigo
-1 xíc. de nescau
-1 xíc. de açúcar branco
-5 ovos inteiros
-2/3 de xíc. de óleo de soja
-1 xíc. de água fervente
-3 colher (sopa) de fermente em pó
PREPARO DA MASSA:
-Em um recipiente coloque a farinha, o nescau, o açúcar e os ovos. Com um garfo ou batedor, bata bem os ovos com o açúcar.
-Acrescente o óleo e a água. Bata, com garfo ou batedor, todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.
-Por fim, acrescente o fermento e misture bem.
-Unte uma forma com óleo e farinha.
-Assar em fogo médio por mais ou menos 40 minutos.
INGREDIENTES DA COBERTURA:
-1 lata de leite condensado
-4 colheres (sopa) de creme de leite
-4 colheres (sopa) de nescau
PREPARO DA COBERTURA:
-Em uma panela coloque todos os ingredientes.
-Em fogo médio, mexer até o ponto de negrinho.
-Por fim, cobrir o bolo com a cobertura e polvilhar com chocolate granulado ou lascas de chocolate em barra, a seu gosto.
Aconteceu no dia 04 de junho, mais uma atividade no Projeto Saberes e Sabores na Alimentação Escolar. Na EMEI Cristo Rei, as Nutricionistas Gabriela Barchet e Ines Longhi, palestraram para os pais dos alunos sobre assuntos relacionados ao Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE e sobre alimentação saudável, salientando sempre a qualidade e variedade da alimentação oferecida pelo Município.
A palestra contou com a presença de 26 mães às quais participaram e interagiram tirando dúvidas e trocando experiências.
Nós, da Alimentação Escolar, agradecemos a presença e disponibilidade de todos.