O QUE É?
É a incapacidade de aproveitarmos a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, na maioria das vezes, diarréia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo.
COMO SE DESENVOLVE?
Na superfície mucosa do intestino delgado há células que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva (fermento) chamada lactase, responsável pela digestão da lactose. Quando esta é mal absorvida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gás e ácidos orgânicos, o que resulta na diarréia, com grande perda intestinal de líquidos.
Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois surge implacável diarréia. Por outro lado, em qualquer época da vida pode-se desencadear a incapacidade de produção ou uma inibição temporária, por exemplo, na seqüência de uma toxinfecção alimentar que trouxe dano à mucosa intestinal. Igualmente, a dificuldade pode advir de lesões intestinais crônicas como nas doenças de Crohn, doença celíaca, giardíase, AIDS, desnutrição e também pelas retiradas cirúrgicas de longos trechos do intestino (síndrome do intestino curto).
O QUE SE SENTE?
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade e tipo de alimento ingerido.
Entre os sinais e sintomas pode-se incluir o aumento de ruídos abdominais, abdobem inchado e maior formação de gases intestinais. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarréia líquida, acompanhada de cólicas.
Curiosamente, para algumas pessoas, os iogurtes, mesmo quando ingeridos em grande quantidade, não causam sintomas, já que as bactérias presentes nas suas fórmulas (lactobacilos) produzem lactase suficiente para a digestão da lactose.
As pessoas com intolerância à lactose não necessitam de uma dieta extremamente rigorosa, basta que se tenha alguns cuidados básicos sobre o que se deve comer. Se os sintomas forem devidos só à não digestão da lactose: substituição do leite por iogurtes e queijo e/ou a ingestão de cápsulas de lactase podem resolver o problema.
Alimentos Proibidos: Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados de leite; Preparações à base de leite (bolo, pudins, cremes, entre outros...); Bolachas, biscoitos que possuem leite em sua composição.
Alimentos Permitidos: Carnes em geral;Margarina, geléias; Todas as leguminosas (feijão, vagem, lentilha...); Arroz e cereais em geral; Todas as verduras e legumes; Leite de soja e de arroz, queijo tipo tofu; Pães e bolachas que não contenham leite em sua composição.
Nutricionista Gabriela Barchet
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão. Interaja!