Aconteceu no dia 23 de abril, às 13 horas e 30 minutos, no Sindicato dos Professores Municipais - SIPROM o lançamento do mais novo Projeto da Secretaria Municipal de Educação - SMEd, intitulado "Saberes e Sabores na Alimentação Escolar".
Na solenidade estavam presentes compondo a mesa de autoridades, a Secretária Municipal de Educação Prof. Ana Margarete Vivian Machado, Presidente do Conselho Municipal de Educação Prof. Fátima Donairia de Carvalho Lamb, Presidente do Conselho de Alimentação Escolar Prof. Alzira Maria Lehmem, Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Cachoeira do Sul Srº Rodrigo da Costa Bulsing, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Srª Cleudia Mara Ribeiro Camargo e a Extencionista da Emater Prof. Isabel Vargas Vivian. Além destes, participaram da solenidade a coordenadora da Alimentação Escolar Mara Torres, os gestores das escolas municipais, e os parceiros envolvidos no Projeto.
O referido Projeto busca levar mais qualidade na alimentação escolar, tanto do ponto de vista nutricional quanto higiênico/sanitário, reunindo várias ações em um só projeto. O trabalho será coordenado pelas nutricionistas Gabriela Vargas Barchet e Ines Neida Longhi, que trabalharão até dezembro de 2013 com as escolas municipais de ensino fundamental, educação infantil e entidades filantrópicas beneficiadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O projeto será aplicado diretamente com manipuladores e responsáveis pela alimentação nas escolas, comunidade escolar e fornecedores da Agricultura Familiar, reunindo cerca de 6.700 pessoas. As nutricionistas Gabriela e Ines, destacaram que a Alimentação Escolar requer consciência e responsabilidade e por isso, o consumo de alimentos adequados com aproveitamento de nutrientes é um dos passos para criação de bons e corretos hábitos alimentares.
Para colocar o projeto em prática, será promovida uma série de ações como valorização do funcionário que prepara a merenda, criação de atividades lúdicas para trabalhar com alunos da educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais), avaliação nutricional dos estudantes.
Será elaborado um livro de receitas a partir de preparações realizadas pelos manipuladores de alimentos das escolas, com lançamento durante a Feira do Livro do Município, a fim de valorizar o manipulador que irá desenvolver seu trabalho com muito mais responsabilidade, carinho e satisfação, refletindo diretamente no atendimento do aluno, lembrando que o manipulador e nosso educador alimentar direto.
Através do blog da Alimentação Escolar, será feita a divulgação de todas as ações desenvolvidas e que tenham relação com a Alimentação Escolar na rede municipal. Um Manual de Boas Práticas também será elaborado para orientar aos aspectos relacionados a instalações, higiene pessoal, higienização de equipamentos e utensílios, higienização do reservatório de água, controle de pragas e controles aplicados aos processos para garantir a produção de alimentos seguros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão. Interaja!