A volta às aulas é sinônimo de reorganização da casa, redefinição ou retomada de regras, que envolvem horário para acordar, dormir, estudar, brincar, interferindo também na escolha dos alimentos que irão compor a refeição, principalmente os lanches escolares, muitas vezes levados de casa ou adquiridos nas cantinas das escolas.
A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano, principalmente nas fases da infância e adolescência, onde ocorrem transformações importantes, que interferem no desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, emocional e social.
Sabe-se que os hábitos alimentares saudáveis contribuem para a prevenção das doenças vinculadas por alimentos, das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer) e para o controle das carências nutricionais, como a anemia por deficiência de ferro, a deficiência de vitamina A e os distúrbios por deficiência de iodo (bócio).
Tal fato reforça a questão onde a família e a escola desempenham papel fundamental no incentivo ao hábito alimentar adequado da criança e adolescente, que se mantém, muitas vezes, ao longo da vida.
As lancheiras mais adequadas são as térmicas, que evitam a deterioração dos alimentos.
Os alimentos não saudáveis: balas; pirulitos; gomas de mascar; biscoitos, principalmente os recheados; refrigerantes; sucos artificiais ou adoçados; frituras como risoles, pastéis e coxinhas; maionese; salgados com salsichas e presunto/apresuntados; salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas devem ser evitados.
Alimentos saudáveis, devem ser introduzidos na alimentação da escola, das cantinas ou adaptados e podem ser levados de casa para serem consumidos na hora do lanche, tais como:
- Sanduíche natural sem maionese;
- Frutas in natura;
- Salada de frutas;
- Sucos naturais;
- Frutas secas;
- Salgados assados;
- Vitamina de frutas;
- Bolos simples enriquecidos com verduras ou frutas;
- Iogurtes e bebidas lácteas;
- Preparações e alimentos regionais como broinhas de milho, nata, maisena e polvilho.
Seguindo essas dicas você terá uma Alimentação Saudável e Equilibrada no decorrer do ano.
Nutriconista Ines Longhi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, dúvida, crítica ou sugestão. Interaja!