A Doença Celíaca é a intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína que está contida no trigo, aveia, cevada e centeio e todos os alimentos fabricados com esses cereais. A sua fração mais tóxica para o celíaco é a gliadina.
O único tratamento é a dieta, pelo resto da vida. O glúten não pode ser mais consumido pelo paciente, criança ou adulto. Qualquer quantidade é prejudicial, mesmo que seja "um pedacinho" de pão.
Quando se inicia a dieta isenta de glúten a melhora é rapidamente notada. Em poucas semanas ou dias ocorre o aumento do apetite, cessa a diarréia, reestabelecimento do peso e melhora do humor. O intestino se recupera completamente.
No início do tratamento, pode ser necessário o uso de ferro para corrigir a anemia e em as crianças menores, que fazem uso do leite, podem temporariamente utilizar fórmulas isentas de lactose.
DICAS ÚTEIS:
-Desconfie de tudo que for industrializado, na dúvida ligue para a empresa e solicite para conversar com o químico responsável a respeito da utilização do glúten, existem empresas que pode-se confiar, se nas embalagens não tiver a inscrição "Contém Glúten", o alimento pode ser consumido sem receio, infelizmente são raras as empresas que fazem isso.
-Cuidado com as farinhas de milho! A maioria dos moinhos de milho também trabalham com trigo!! Se for possível, procure por moinhos artesanais e certifiquem-se que não moem trigo junto com o milho.
-Se outros membros da família consomem alimentos com trigo, por exemplo o pão, tem que tomar cuidado com a margarina, ou melhor, com os talheres, pois sem querer podem, ao se passar a margarina no pão, utilizando a faca, que novamente volta à margarina, ela ficou contaminada, portanto essa margarina não pode ser consumida pelo celíaco... a margarina é apenas um exemplo, doces, geléias, queijo, etc, também que ter o mesmo cuidado.
-Não engrossar o caldo do feijãocom farinha de trigo.
-Nunca compre bolacha de araruta, polvilho, maizena, pães de milho, etc...em padarias que também façam pães com trigo, é impossível evitar a contaminação, pois o trigo é um pó muito fino, fica em suspensão no ar, em quantidades mínimas é claro, mas para o celíaco já basta.