Os termos Light e Diet são utilizados para diferenciações nutricionais relacionadas ao conteúdo de nutrientes e/ou valor energético de determinados produtos.
Conforme a legislação, um alimento é classificado como Light quando na sua composição/informação nutricional tiver uma redução mínima de 25% no seu valor energético quando comparado ao mesmo tipo de alimento na sua forma tradicional. As reduções podem ocorrer no teor de açúcares ou de gorduras totais. Ou seja, um nutriente que faz parte da sua composição, é diminuído em sua concentração.
O termo Diet, é utilizado quando um dos nutrientes é totalmente excluído da composição do alimento, como por exemplo o açúcar no caso de diabéticos. São conhecidos no mercado como produtos “zero”.
Portanto muito cuidado, alguns alimentos Diet destinados à diabéticos, são consumidos por pessoas que querem perde peso, no entanto estes podem apresentar alto teor calórico proveniente das gorduras (ex: chocolates e sorvetes diet). Para os casos de emagrecimento e melhora da qualidade da alimentação, onde outras doenças são descartadas, a melhor escolha são os alimentos Light, desde que o nutriente em menor quantidade seja a gordura.
Nutricionista Gabriela Barchet
muito bom Gabriela! lembrando que ainda existem alguns alimentos light sem adição de açúcar... o negócio é ler atentamente mesmo os rótulos antes de comprar, principalmente se for em casos de diabetes.
ResponderExcluir